fragmentos

...porque não pode haver mundo, nem haveria distinções se tudo fosse igual. Parece que as diversidades constituem a harmonia na espécie humana.
[Qorpo-Santo, em O Hóspede Atrevido; ou O Brilhante Escondido]


MINISTRO - Primeiramente,saiba V.M. de uma grande descoberta no Império do Brasil, e que se tem espalhado por todo o mundo cristão, e mesmo não cristão! Direi mesmo – por todos os entes da espécie humana!
O REI (muito admirado) – Oh! Dizei; falai! Que descobriram -é erro!?
MINISTRO - É cousa tão simples, quanto verdadeira:1a.– Que os nossos corpos não são mais que os invólucros deespíritos, ora de uns, ora de outros; que o que hoje é Reicomo V.M. ontem não passava de um criado, ou vassalo meu,mesmo porque senti em meu corpo o vosso espírito, econvenci-me, por esse fato, ser então eu o verdadeiro Rei, evós o meu Ministro! Pelo procedimento do Povo, e desses aquem V.M. chama conspiradores – persuadi-me do que acabode ponderar a V.M.2a. Que pelas observações filosóficas, este fato é tão verídico,que milhares de vezes vemos uma criança falar como um general; e este como uma criança.
[Qorpo-Santo, trecho de Hoje Sou Um; E Amanhã Outro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário