Universitários mineiros estudam cenários onde viveu Qorpo-Santo


Os estudante do Curso de Teatro da UFMG, Bruno David Adamy e Alice Vieira, estiveram em Triunfo, de 18 a 22 deste mês, para conhecer e estudar a época e os cenários onde viveu o dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo Santo. Eles estão produzindo uma peça teatral sobre sua vida para apresentá-la como trabalho de conclusão do curso.

Subsidiados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno e Alice, alunos do último semestre do Curso de Teatro, submeteram-se a uma espécie de laboratório na Triunfo de Qorpo-Santo, às vésperas de apresentarem como trabalho de conclusão um espetáculo teatral sobre a vida do ilustre cidadão triunfense, a ir aos palcos no início de junho. Acompanhará o monólogo, encenado por Bruno e dirigido por Alice, um artigo científico sobre o teatrólogo. Segundo o ator e sua diretora, a cidade ofereceu-lhes muitos subsídios cênicos para a montagem da peça, já em andamento.
Coordena e orienta o trabalho dos estudantes a professora Leda Maria Martins, “carioca-tornada-mineira”, como ela gosta de se intitular, autora do livro “O moderno teatro de Qorpo-Santo”, editado pela UFMG, originário de sua dissertação de mestrado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, em 1981.
Durante os dias em que estiveram na cidade, os mineiros ouviram poesia e música gaúcha, no Theatro União, durante um encontro com Germaninho Carvalho, seu filho Tabajar e seu neto Adrian, que declamaram ao som do violão de Gildo Campos (Cará). Percorreram o centro histórico com a guia de turismo Solange Dill e foram recebidos pelo prefeito Mauro Poeta e pela primeira-dama Cristina Poeta, que colocaram o município à disposição para uma apresentação do espetáculo. Participaram de bate-papos com as escritoras que tem obras publicadas sobre o dramaturgo: Maristane Vieira Figueiró e Maria Aparecida Dias e, ainda, assistiram à esquete "Vida e Obra de Qorpo-Santo", encenada pelos alunos da 6ª série da Escola Farroupilha, orientados pela professora Fátima Eponina Miranda Lima.
Em Porto Alegre, participaram de evento no Memorial do Rio Grande do Sul, uma programação da Secretaria de Estado da Cultura, e foram recebidos pelo secretário Luís Antônio Assis Brasil, que os acompanhou pela Rua General Câmara, onde Qorpo-Santo residiu. Estiveram também na Biblioteca da PUC, na sala de Acervos Especiais, onde puderam ver os originais da obra de Qorpo-Santo.
- Encontros como estes com os alunos de Teatro da UFMG só fazem crescer o nosso interesse, fortalecendo a chama do entusiasmo que temos em trabalhar a obra de nosso grande dramaturgo, que neste ano celebra 185 anos de seu nascimento – disse Odila Rubin Vasconcelos, coordenadora geral da Fundação Qorpo-Santo.




Extraído de  http://www.portaldenoticias.com.br/noticia.php?id=510&tipo=E&editoria=1&include=NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário